Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 3.3/5 (32 votos)



ONLINE
3




Partilhe esta Página



Ciência & Tecnologia

Ciência & Tecnologia

Estudo revela como surgiu a cordilheira dos Andes

A cordilheira dos Andes, que vai da Venezuela até o extremo sul do Chile, teve um nascimento gradual e não abrupto, revelou um estudo divulgado hoje pela revista "Science".

O maior núcleo montanhoso do mundo é um tema polêmico entre os geólogos. Muitos argumentam que seu crescimento a uma altura média de 3.950 metros foi abrupto, ou seja, ocorreu em cerca de três milhões de anos. Outros dizem que foi muito mais lento, e aconteceu depois de várias dezenas de milhões de anos.

Segundo o climatólogo Christopher Poulsen, cientista da Universidade de Michigan, a teoria do crescimento violento dos Andes se baseia em dados que não foram interpretados corretamente.

"O que alguns geólogos interpretam como sinais de uma elevação repentina são na realidade indicações de antigas mudanças climáticas", afirmou.

Segundo Poulsen, os modelos desenvolvidos por sua equipe revelam que a mudança da proporção não registrou um aumento abrupto da elevação das montanhas, mas uma intensificação da precipitação pluvial.

O cientista manifestou que as conclusões de que a elevação das montanhas foi um fenômeno gradual estão comprovadas por dados geoquímicos e sedimentários.

Também participaram do estudo, financiado pela Fundação Nacional das Ciências, cientistas da Universidade de Tuebingen, na Alemanha.

Reportagem: Silvio Mause


Sinal da TV digital alcança 45% da população brasileira

O Brasil possui em operação 102 emissoras com tecnologia digital, que atendem 87,7 milhões de pessoas em 480 municípios --o equivalente a 45,98% da população brasileira, segundo informou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta quinta-feira.

"A expectativa é que a cobertura da televisão digital terrestre no Brasil seja igual ou superior à cobertura analógica atual antes mesmo de 2016, ano em que está previsto o fim das transmissões analógicas", diz a Anatel, em comunicado.

A agência diz ainda que dados sobre TV Digital poderão ser consultados no portal da Anatel na internet --em gráficos, tabelas e mapas-- com o objetivo de mostrar a evolução da digitalização no país.

Reportagem: Marcos Levve


TV de OLED enrolada deve ser comercializada até 2014

Em entrevista para o Click São Paulo, o gerente sênior da Samsung Mobile Display, Kim Seong Cheol, afirmou que a tela com 0,2 mm de espessura feita de OLED dobrável (mostrada no mês passado durante a Flat Panel Display Technology Show - FPD2010) pode ser feita em 0,1 mm e deve ser usada em 2013 ou 2014 para produzir TVs, e em 2015 para lançar uma espécie de jornal feito com OLED touchscreen.

Segundo o diretor, com a tecnologia atual a Samsung já é capaz de produzir telas OLED com 0,1 mm de espessura. Além disso, aparentemente, caso tudo funcione como planejado, os primeiros televisores portáteis com tela OLED dobrável deverão ser lançado entre 2013 e 2014.

Já o lançamento estimado para 2015 usaria uma tecnologia de OLED dobrável sensível ao toque. Da maneira como Cheol explica, o aparelho funcionaria como um jornal, porém seu touchscreen serviria para navegar entre as páginas da edição - em suma, seria uma espécie de e-reader mais fino, touchscreen, com tela de alta resolução e capaz de ser dobrado.

Reportagem: Helena Maria


 


 

Pesquisadores da PUC-Rio desenvolvem equipamento que ativa máquinas pelo pensamento

Mover cadeiras de rodas ou próteses de membros como braços e pernas apenas com o pensamento são algumas das possibilidades de um dispositivo desenvolvido por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro. Trata-se de uma interface que capta as ordens do cérebro por meio de uma touca com eletrodos e converte esses sinais em informações digitais capazes de acionar dispositivos mecânicos.

“É essencialmente um leitor de pensamentos”, explica o coordenador do Laboratório de Robótica da PUC, Marco Antonio Meggiolaro. “Se você quer mover seu braço para a esquerda, por exemplo, ele consegue identificar isso”, explica o pesquisador sobre a ferramenta virtual que permite a adaptação entre os dois sistemas (o cérebro e a prótese ou a cadeira de rodas).

O equipamento permite que até pessoas que nunca tiveram determinados membros possam operar próteses apenas com o comando mental. Também pode ser usado por tetraplégicos ou portadores de doenças degenerativas para movimentar cadeiras de rodas de maneira totalmente independente.

Meggiolaro ressalta que, apesar de existirem vários dispositivos semelhantes sendo desenvolvidos em todo o mundo, o brasileiro é “o que tem melhor desempenho na atualidade em relação ao seu próprio tamanho. Ou seja, ele é muito compacto e a gente consegue mais de 90% de acerto na interpretação dos pensamentos”.

O custo de produção dessa interface também é menor do que os concorrentes estrangeiros, segundo o pesquisador. De acordo com Meggiolaro, a fabricação do equipamento, com cerca de 10 centímetros de comprimento, tem o custo aproximado de R$ 1 mil. “A gente não está incluindo nesse valor o custo da pesquisa, do desenvolvimento. É só o custo físico do hardware [equipamento embarcado num produto que precisa de processamento computacional, no caso]”, destaca.

A invenção foi patenteada nos Estados Unidos há menos de um mês e será inscrita no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) nas próximas semanas. Segundo Meggiolaro, já existem pessoas interessadas em comercializar o dispositivo.

O equipamento está sendo exibido no 2º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, evento que se encerra hoje (24)) na capital paulista e que apresenta projetos de acessibilidade e ideias sobre inclusão e reabilitação de pessoas com mobilidade reduzida.

Reportagem: Gilberto Fernando

 


 

 

Brasil terá 1 computador para cada 2 habitantes por causa dos baixos preços

O número de computadores no Brasil subirá de 85 milhões neste ano para 98 milhões em 2012, praticamente um para cada dois habitantes, graças à redução do preço dos equipamentos como o aumento da renda da população.

Com base em estudo divulgado na terça-feira pela Fundação Getulio Vargas, o número de computadores no país praticamente triplicou desde 2005, quando somavam 30 milhões, e seguirá crescendo até 140 milhões em 2014.

Enquanto neste ano há quatro computadores para cada nove habitantes, em 2012 haverá um computador para dois habitantes e em 2014 duas equipes para cada três brasileiros.

"Esse aumento obedece a três fatores: a queda no custo dos equipamentos a cada ano; o aumento do poder aquisitivo da população e o crescimento da percepção das pessoas sobre a utilidade do computador", afirmou o coordenador do estudo, Fernando Meirelles, em declarações citadas nesta quarta-feira pelo site "Convergência Digital".

Para o especialista, o aumento do número de equipamentos será impulsionado principalmente pelos consumidores.

"O mercado não corporativo é muito grande e é o que mais cresce proporcionalmente por um motivo muito simples: as empresas se informatizaram antes do que as pessoas", complementou Meirelles.

Apesar do aumento do número de computadores, o Brasil ainda está longe de países desenvolvidos como os Estados Unidos em matéria de penetração da tecnologia.

Enquanto no Brasil há atualmente 44 computadores para cada 100 habitantes, nos Estados Unidos essa taxa é de 106 computadores para cada 100 habitantes.

A média mundial, no entanto, é de 36 computadores para cada 100 habitantes.

Reportagem: Pedro Augusto